Homero: Biografia cf. Iba Mendes

 

Homer: biografia, dados, influências, obras

Homer: biografia, dados, influências, obras

Homero (século 8 aC?), Foi um lendário autor grego, cuja caneta acredita-se ter produzido duas das obras mais importantes do período antigo: a Ilíada e a Odisseia . Em seu trabalho, não há registro da vida do escritor e os registros que o explicam foram criados a posteriori .

Embora a veracidade de sua existência seja controversa, isso não impediu vários autores, desde os tempos antigos, de criar biografias míticas com dados diferentes sobre seu local ou data de nascimento, família e cidades em que viviam.

Outro assunto de debate entre os acadêmicos foi se Homer compôs suas obras seguindo uma estrutura oral ou se, pelo contrário, desde o início elas foram concebidas como criações essencialmente literárias.

Fatos importantes sobre Homer

Acredita-se que inúmeros mitos sobre sua vida apóiam o legado de Homero como escritor. A autoria de seus poemas suscitou dúvidas, mesmo entre aqueles que se pensa serem seus contemporâneos.

Apesar da tradição de que Homero é o criador da Ilíada e da Odisseia , alguns pensadores concluíram que as diferenças de estilo são uma prova de que pertencem a autores e épocas diferentes.

Entre todas as biografias feitas com esse caráter obscuro, os dados atribuídos a ele variaram repetidas vezes: nada menos que sete cidades foram nomeadas o berço do autor das maiores obras gregas.

De acordo com Michael Schmith, o interessante de estudar cada uma das vidas que foram dadas a Homer é que fragmentos que apresentam atitudes diferentes, tanto da figura histórica ou mitológica quanto de seu trabalho, surgem de tudo.

Pergunta homérica

Todas essas dúvidas foram historicamente batizadas como a “Questão Homérica”. Entre o debate está a questão sobre a origem do nome Homero, pois não se sabe se era um ou mais homens.

Esse lendário escritor ocupava um lugar tão privilegiado na imaginação grega que costumava chamá-lo em textos clássicos simplesmente de “o autor”, como uma figura antonomática. Além dos dois maiores épicos da antiguidade grega, muitas outras composições foram atribuídas a Homero.

O debate sobre sua existência iniciou-se ferozmente em meados dos anos 1700, quando foi mais firmemente sustentado do que as obras de Homer eram apenas uma compilação de canções épicas.

A concepção de Homero como autor da tradição oral ganhou apoio nesse período, pois, no período próximo à Guerra de Troia, os gregos não dominavam as técnicas de escrita em papiro, material em que longos textos de maneira confortável.

Consequentemente, era normal que os autores aprendessem versos ou músicas extensos de memória para recitá-los na frente de uma platéia. Embora, no caso das composições homéricas, a memorização de suas obras levaria mais tempo do que era considerado comum na época.

Língua

A linguagem usada em suas obras varia, o que sugere que elas foram escritas em diferentes épocas e lugares. No entanto, a maioria deles é baseada no grego jônico, um elemento que para alguns apóia a afirmação de que essa era sua região de origem.

Os textos de Homero serviram a um propósito de extrema importância para a sociedade grega. Eles foram amplamente divulgados entre seus cidadãos: mesmo aqueles que não sabiam ler conheciam as passagens homéricas de cor.

Nome e legenda

A etimologia do nome Homero tem sido um dos elementos pelos quais foi feita uma tentativa de rastrear as etapas ou a existência do lendário autor.

Alguns dizem que a origem do nome vem de uma palavra grega para “cego”, o que indicaria que o poeta tinha problemas de visão.

Outros afirmam que Homers, no grego antigo, se referia a reféns, portanto, assumiu-se que ele ou seu pai poderiam ter sido prisioneiros. Segundo outros registros, Homer era um apelido que descrevia o poeta e seu nome verdadeiro era Melesigenes.

Biografia

Nascimento

O humano e o divino estão entrelaçados em cada uma das vidas que foram dadas a Homero desde que apareceu sua figura como autor popular. Dezenas de cidades lutaram para dizer que o autor mítico nasceu em suas terras, mas poucas têm uma base sustentável para suas reivindicações.

Sete lugares são os mais mencionados desde os tempos antigos, como o local de nascimento de Homero: Esmirna, Quíos, Colofão, Cumás, Argos, Ithaca e a própria Atenas.

Outros afirmam que ele era natural do Egito ou Chipre, mas nada é certo sobre o maior poeta do início dos tempos. Além disso, também não há precisão quanto ao seu nascimento, já que o ventilador é do século 11 aC. C. a VIII a. C.

Enquanto alguns consideram que ele viveu perto da Guerra de Troia, outros pensam que ele deveria ter nascido após a abordagem grega da escrita, a fim de estabelecer seu trabalho.

Os primeiros são geralmente identificados com a idéia de que Homer seguiu a tradição oral ao fazer suas composições, ou que essas são as criações de vários poetas. A outra parte tende a apoiar a ideia de que a autoria é unitária.

Vida tradicional

Existem várias histórias sobre a vida e a concepção de Homero. A que é mais renomada e também tem a maior antiguidade é a peça escrita por Heródoto. Nesta versão, afirma-se que o verdadeiro nome do poeta era Melesigenes e que ele havia nascido em Esmirna.

Sua mãe era Criteis, uma menina órfã que engravidou sem se casar, então ela foi forçada a deixar Cumas, sua cidade natal. Uma vez estabelecido em sua nova casa, ele concordou em estar com um professor chamado Femio, que reconheceu os jovens Melesigenes como seu filho.

Segundo a história, Melesigenes era um garoto muito inteligente, e isso o fez se destacar entre seus pares. Na idade adulta, ele já havia igualado ou excedido a capacidade de seu próprio professor na arte de ensinar. De fato, quando Femio morreu, a escola passou para as mãos de seu enteado.

Então, o jovem partiu para ver o mundo em primeira mão na companhia de Mente, que era marinheiro. Depois de muitas aventuras, Melesigenes ficou doente e depois perdeu a visão. Depois disso, seu nome se tornou Homero, que significava “cego”.

Outras versões

Em outras histórias sobre a vida de Homer, diz-se que ele era filho do rio Meles, junto com Criteis e de lá veio o nome “Melesigenes”, que pode ser traduzido como nascido dos – ou nos – Meles.

Algumas versões asseguram que a mãe do poeta não era uma mulher comum, mas uma ninfa.

Também se dizia que a jovem Criteis havia sido seqüestrada e forçada a se casar com o rei da Lídia, chamado Meon, com quem ela concebeu Homero. Aparentemente, o menino nasceu nas margens do rio Meles na época em que sua mãe morreu.

Em outros casos, Homero foi apresentado como neto de Odisseu. De acordo com esta versão, o poeta era filho de Telémaco, juntamente com Policasta, e se assegura de que é por isso que contou a história de sua família, ampliando as realizações de seus antepassados.

Aqueles que apoiavam a versão de Homer estrangeiro achavam que ele era um poeta, ou bardo, que cantava para os militares para entretê-los.

Segundo essa história, “local” corresponde à palavra prisioneiro. Esta versão garante que ele ou seu pai teriam sido prisioneiros de guerra em algum momento.

Morte

Quanto à sua morte, duas teorias são as mais difundidas. O primeiro é que ele morreu de uma doença relacionada à sua perda de visão, e o outro garante que ele morreu como resultado da vergonha de não conseguir resolver um enigma que algumas crianças lhe colocavam.

Embora centenas de versões da existência de Homer tenham sido criadas, nenhuma é verificável.

Pergunta homérica

Dúvidas sobre a existência real de algum poeta ou autor chamado Homer, ou mesmo Melesigenes, existem há muito tempo. Embora os gregos não duvidassem de sua existência, eles não podiam verificar se isso realmente havia acontecido.

Deve-se notar que na cultura grega era comum misturar fantasia e realidade para ampliar feitos, tornando Homer ainda mais controverso e difícil de rastrear.

Questões

Homer realmente existia? Era um homem solteiro? Ele foi o único autor da Ilíada e da Odisseia ? Foi apenas um compilador de histórias populares? A que horas foi realizado o seu trabalho? As composições seguiram a tradição oral ou foram escritas dessa maneira?

Essa é apenas uma parte das perguntas para as quais uma certa resposta não é encontrada há milhares de anos e, provavelmente, nunca pode ser totalmente esclarecida.

Para certos acadêmicos, os únicos documentos que podem fornecer dados sobre Homer são, precisamente, seus textos. Graças ao estudo rigoroso dessas peças, é possível vislumbrar aspectos da linguagem, do tempo ou do número de autores, mas nada pode ser claramente afirmado a esse respeito.

Antiguidade

Desde a era helênica, os intelectuais debateram de diferentes posições, sobre o trabalho de Homero e a própria existência do autor grego. Naquela época, já havia pelo menos sete biografias diferentes nas quais cada escritor mudou as circunstâncias de sua vida.

Alguns gregos argumentaram que, dadas as diferenças abismais entre a Ilíada e a Odisseia , foi demonstrado que cada texto foi escrito por uma pessoa diferente.

Esse grupo recebeu o título de corizontes , mas sua afirmação não obteve a aprovação dos intelectuais de sua época.

Discussões modernas

A questão homérica ainda é assunto de discussão hoje, mas foi especialmente assim após a publicação de um texto do século XVII por François Hédelin, abade de Aubinac. Ele rejeitou a existência física de Homer e trouxe a questão controversa ao público mais uma vez.

Essa corrente afirmava que o termo “Homero” era uma alusão aos poetas gregos anônimos que compunham suas histórias nos tempos antigos, mas cujos nomes não passavam individualmente para a memória das pessoas por quem eles cantavam.

Um ou muitos Homers?

No final do século XVIII, figuras como Giambattista Vico e Friedrich August Wolf defendiam o que foi proposto pelo Abbé de Aubinac.

Nem pensavam que a Ilíada ou a Odisseia haviam sido escritas por um homem, uma vez que encontraram muitas diferenças de estilo no mesmo texto.

Alguns estavam inclinados a pensar em Homer como um compilador capaz de reunir elegantemente um punhado de músicas de diferentes origens para orquestrar duas das obras mais importantes.

Mas também havia quem pensasse em Homero como o maior poeta da antiguidade, capaz de realizar sua extensa obra de maneira magistral. Entre eles estava Franchesco de Sanctis, um dos principais detratores de Wolf e seus apoiadores.

A pergunta hoje

Durante o século passado, a voz daqueles acadêmicos que argumentaram que os textos atribuídos a Homero deveriam ter sido concebidos em uma tradição oral ganhou prestígio, especialmente pelas descobertas associadas à civilização grega antiga.

Milman Parry e Albert Lord foram dois dos grandes expoentes da corrente da tradição oral. Eles apoiavam suas afirmações no próprio texto, pois consideravam que a existência ou não do autor havia entrado em segundo plano.

O que parecia provar, de acordo com Parry e Lord, que os textos de Homero não eram compostos como uma peça original de escrita era, entre outras coisas, a mistura de dialetos. O mesmo fizeram repetições que emulavam uma fórmula constante e anacronismos na linguagem.

Debate central

Em nossos dias, a idéia de que os textos incluíam a tradição oral é uma das abordagens mais aceitas, pois ensina uma solução para muitas dúvidas que rodeiam Homer e seu trabalho.

Apesar das discrepâncias, alguns afirmam que, através dessa teoria, pode haver um consenso entre as duas posições.

O tópico fundamental de interesse dos alunos da disciplina atualmente se concentra especialmente no trabalho de Homer, uma vez que nenhuma outra fonte pode fornecer, até agora, dados precisos relacionados ao autor ou à sua criação.

Homeridae

Em Quíos, havia um grupo de pessoas que se autodenominavam, ou eram conhecidas como homeridae , ou seja, “filhos de Homero” em grego. No entanto, não se sabe se eles eram realmente descendentes do poeta mítico ou se eram uma guilda que seguiu seu exemplo.

A segunda opção é a mais plausível, pois houve mais casos semelhantes na sociedade grega durante esse período. Os médicos daquela época se autodenominavam aclepidae , em homenagem ao seu maior expoente na medicina de Asclepius.

Apesar de não terem sido encontrados registros que provem a existência de Homero, foram encontrados dados históricos sobre homeridae , que trabalhavam como poetas ou rapsodas e cujas referências mais antigas podem ser encontradas no século VI aC. C.

Trabalho dos herdeiros

Platão e Isócrates se referiram em seus trabalhos a esses herdeiros homéricos. Acredita-se que, no início, os intérpretes chamados homeridae se limitassem a transmitir o trabalho de Homer, mas que, com o tempo, estavam dando lugar a novas vozes com o mesmo estilo e tom homéricos.

Alguns dos hinos homéricos foram realmente escritos pelos homeridae e acredita-se que eles também possam ter influenciado o trabalho como é conhecido hoje, embora até que ponto ele não possa ser conhecido.

Língua

Os textos atribuídos a Homero e homeridae , tanto na Ilíada quanto na Odisseia , bem como nos hinos homéricos posteriores, usavam uma forma chamada “linguagem homérica”, em outros casos a linguagem ou língua homérica.

Era baseado no grego, mas consistia em uma estrutura e palavras arcaicas, mesmo para o século VII aC. C. Teve influência dos dialetos de Ionia e dos eólios.

Métricas

A linguagem homérica foi usada nas obras épicas, uma vez que foi adaptada à métrica conhecida como hexâmetro metílico dos dactilos. Essa forma é conhecida como hexâmetro, pois consistia em seis pés.

Esses pés poderiam consistir em um dáctilo, que é uma sílaba longa seguida por duas curtas; mas também poderiam ser substituídos por um spondeus, que são duas sílabas longas com a mesma duração que um dáctilo.

Normalmente, um dáctilo era usado no quinto pé e um spondeus no sexto. O hexâmetro foi utilizado até o século IV.

Outro aspecto marcante do grego homérico é a falta de um artigo definido, que existia na forma clássica da mesma língua.

Aproximadamente 9.000 palavras foram usadas na escrita das obras homéricas, das quais 1.382 são nomes próprios e 2.307 são apax, ou seja, palavras que aparecem apenas uma vez em um texto e cujo significado é assumido por inferência.

Trabalhos apócrifos

Apesar das dúvidas sobre sua existência, ou autoria da Ilíada e da Odisseia , esses são os únicos épicos atribuídos a Homero hoje. No entanto, no passado, pensava-se que ele tinha sido o autor de muitas outras obras, incluindo:

– Batracomiomaquia ( A guerra dos sapos e dos ratos ).

– Hinos Homéricos .

– Margites .

– O Concurso Homero e Hesíodo .

– Ilias parva ( A Pequena Ilíada ).

– Nostoi ( Retorno ).

– Thebaid .

– Cypria ( Cipria , ou Cantos ciprios ).

– epígonos .

– A captura de Oechalia .

– Phocais .

Influência

O legado de Homero à sociedade ocidental é incalculável, especialmente historicamente com seus contos de Tróia, um local do qual restavam apenas alguns artefatos e sítios arqueológicos.

Também marcou o aspecto social e pedagógico da Grécia Antiga, uma vez que nas escolas foi estudado com passagens da Ilíada e da Odisséia como texto principal. Assim, Homer forjou através de suas palavras várias gerações de gregos que lançaram as bases do pensamento filosófico.

Influência literária

Além disso, os homeridae , que afirmavam ser seus descendentes, eram grandes poetas e rapsodas da Grécia Antiga e Clássica.

A partir deles evoluiriam os atores, poetas e dramaturgos, assim como os cantores, pois no caso dos rapsodas eles usavam música em suas representações.

Quanto à linguagem, o legado desse grego mítico também é incalculável, uma vez que a fórmula que ele usou em suas composições foi usada por mais de 15 séculos.

O mesmo se aplica ao seu trabalho: Homer cimentou o que se tornaria narrativas épicas, no caso da Ilíada , e o romance com a Odisséia .

Homer foi uma das maiores fontes de inspiração para muitos artistas. Sua figura serviu para criar belas obras de arte, tanto em escultura quanto em pintura, desde os tempos antigos.

Tocam

Ilíada

Esse poema épico se passa no cerco de Tróia pelos gregos, especificamente nas semanas em que Aquiles, o melhor dos guerreiros gregos, e Agamenon, rei de Argos e comandante da coalizão grega, tiveram uma disputa.

Embora os eventos ocorram no último ano do cerco a Tróia, como era habitual na narrativa épica, os eventos do passado foram discutidos usando as memórias dos personagens.

Este trabalho explora o ideal do herói e suas contradições. Outros tópicos abordados na Ilíada são os nostos ou retorno, os kleos ou a glória do herói, o timê , que é honra, menis que corresponde à raiva e, é claro, ao destino.

Enganação dos deuses

Os problemas de Aquiles e Agamenon começaram porque este decidiu que o guerreiro retornaria a uma donzela que ele havia recebido como parte de um saque, chamado Briseis, e ordenou que Aquiles fosse tirado dela.

Então Agamenon pensou que poderia vencer a guerra sem a ajuda de Aquiles por causa de um sonho que Zeus induziu nele. Conseqüentemente, ele se preparou para a batalha. Tentando evitar o combate, Paris se ofereceu para duelar com Menelau para resolver a disputa sobre Helena.

Embora Menelau tenha ferido Paris, foi salvo por Afrodite, os Trojans quebraram a trégua e começaram um intenso combate.

Após um duelo entre Héctor e Áyax, os Trojans se oferecem para devolver o tesouro que foi confiscado junto com Helena, mas sem devolver a garota.

Sem interferência

A proposta foi rejeitada, mas foi concedida uma trégua para queimar seus mortos. Quando a luta recomeçou, os deuses não foram autorizados a ajudar nenhum dos lados, então os Trojans assumiram a liderança.

É nesse momento que é quando Agamenon percebe que precisa de Aquiles lutando ao seu lado para vencer e decide devolver Briseis, junto com outros presentes, com a condição de que ele se junte novamente a eles; no entanto, este último recusa.

A morte de Pátroclo

Os encontros tornaram-se intensos para os quais Pátroclo, amigo de Aquiles, pede que ele seja capaz de lutar para defender os navios e ele lhe dá sua armadura e, com ela, o comando dos Mirmidons, fazendo com que os troianos fugam quando pensam que Aquiles voltou à batalha .

Mas, finalmente, Pátroclo morre nas mãos de Héctor. No momento em que Aquiles descobre a morte de seu companheiro, ele decide voltar à batalha e vingá-lo.

O regresso

Thetis, que era mãe de Aquiles, recebe o deus Hefesto para fornecer aos gregos novas armas, incluindo uma nova armadura para o guerreiro.

Quando entraram em choque novamente, novamente com a ajuda dos deuses dos dois lados, Aquiles reduziu pela metade o número de cavalos de Troia. Héctor decidiu confrontar Aquiles, que o mata na luta e depois o arrasta para dentro de sua carruagem.

Então Priam, o pai de Héctor, consegue chegar à loja de Aquiles e implora que ele devolva o corpo de seu filho. Aquiles concorda e concede aos Trojans 11 dias de trégua para realizar os funerais do garoto.

A Ilíada na arte 

Não apenas a Guerra de Troia foi um assunto de relevância incomparável para os gregos em questões artísticas, mas particularmente a Ilíada foi um dos textos mais difundidos e influentes.

Na Idade Média, depois de recuperar os textos originais, os europeus ficaram maravilhados, apesar de não verem Homero como uma fonte confiável. Apesar de tudo, nas artes e na academia ele conseguiu mais uma vez permear a história da Guerra de Troia.

No século XX, a Ilíada foi levada para a Broadway e surgiram romances como Cassandra (1983) de Christa Wolf. Naquela ocasião, abordaram o assunto por um ponto de vista feminino.

O filme de 2004 Troy foi um sucesso de bilheteria em todo o mundo, tendo arrecadado quase US $ 500 milhões, apesar de receber críticas completamente mistas.

Odisséia

Como a Ilíada , a Odisséia é composta por 24 músicas.

Ele se concentra em todas as situações pelas quais Ulisses ou Ulisses passaram, para chegar ao seu destino, que é retornar à sua casa na ilha de Ithaca, onde Penelope, sua esposa, o esperava por longos anos.

Os eventos narrados na Odisséia começam, como era muito comum em poemas épicos, no meio da história. À medida que os eventos se desenrolam, o passado será revelado com lembranças do herói, neste caso Odisseu.

A influência que esse trabalho teve sobre a cultura popular no Ocidente é enorme, tanto que a palavra “odisseia” aparece no dicionário como uma longa jornada com muitas aventuras ou uma sucessão de eventos, geralmente desagradáveis.

A ausência forçada

Após a Guerra de Tróia, que durou dez anos, Odisseu está preso na ilha da ninfa Calypso, que o mantém há vários anos. Athena assume a forma humana e sugere a Telêmaco para descobrir onde seu pai está.

Em Ithaca, os pretendentes de Penélope, esposa de Odisseu, a perseguem há muito tempo tentando se tornar reis casando-se com ela.

Telêmaco consegue expulsá-los para sair em busca das notícias sobre seu pai calmo, e ele o faz. Em Pilos, Nestor sugere que ele fale com Menelau em Esparta.

Em Esparta, Menelau e Helena recebem Telêmaco. Lá, ele descobre que Odisseu está sendo mantido por Calypso em uma ilha. Ao mesmo tempo, os pretendentes descobrem que Penelope foi deixada sozinha e tentam emboscar Telêmaco.

Hermes é enviado para solicitar que Calypso libere Odisseu, que parte em um navio improvisado. Já no mar, Poseidon lhe envia uma tempestade, mas Leukótea o ajuda a chegar em segurança à terra.

Caminho para casa

Odisseu, na ilha dos feeacianos, conhece a princesa Nausícaa, filha de Alcínoo. Ela o leva ao pai, que ao ouvir sua história propõe a mão da filha e depois que Odisseu a rejeita, oferece a ele ajuda para retornar a Ítaca.

Lá Odisseu contou tudo o que havia vivido: a destruição de Ismaro, na qual ele perdeu muitos companheiros, a ilha dos lotófagos, na qual alguns experimentaram o lótus e perderam a vontade de retornar à sua terra.

Então ele contou a eles sobre a ilha do Ciclope, onde cegou Polifemo, filho de Posêidon, e esse deus guardou rancor contra ele.

De lá, ele se mudou para a ilha de Éolo, que lhe deu a bolsa com todos os ventos, para favorecê-los em seu retorno, mas quem escapou e os deixou presos em Lestrigones com os gigantes que devoravam homens.

Depois disso, eles estavam na ilha de Circe, que queria o amor de Odisseu, que não era correspondido e lhe disse que antes de retornar a Ítaca, ele deveria visitar Tirésias no submundo. Ele foi capaz de fazer isso enquanto estava no país cimério.

Mais tarde, Odisseu conseguiu se salvar do canto das sirenes e eles chegaram a Trinacria (Sicília), onde os homens de Homer comeram o gado de Helios e, como punição, seu navio foi destruído, deixando Odisseu preso na ilha de Calypso.

Retorno e vingança

Depois de terminar sua conta, os feeacianos mantiveram sua promessa e ajudaram Odisseu a retornar a Ítaca.

Ele se disfarçou de mendigo para não levantar suspeitas de seu retorno e depois revelou isso a seu filho Telêmaco. Juntos, eles planejaram vingança contra os pretendentes de Penelope.

Depois que os pretendentes foram assassinados e Penélope o reconheceu, os pais dos meninos assassinados procuraram vingança. No entanto, Athena apareceu e os exortou a fazer uma trégua e a viver em paz.

Referências

  1. Brajnovic, L. (1973). Grandes figuras da literatura mundial e outros ensaios . Pamplona: Ediciones Universidad de Navarra, pp.9-29.
  2. At.wikipedia.org. (2019). Homer . [online] Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Homer [Acessado em 10 de maio de 2019].
  3. Carlier, P. (2005). Homer . Madri: Akal.
  4. At.wikipedia.org. (2019). Odisséia . [online] Disponível em: en.wikipedia.org [Acessado em 10 de maio de 2019].
  5. Smith, W. (1849). Dicionário de biografia e mitologia grega e romana, Vol. II . Boston: Little, Brown and Company, pp. 500-512.
  6. At.wikipedia.org. (2019). Ilíada . [online] Disponível em: en.wikipedia.org [Acessado em 10 de maio de 2019].
  7. Hägg, T. e Harrison, S. (2012). A arte da biografia na antiguidade . Cambridge: Cambridge University Press.
  8. Kirk, G. (2019). Homer Biografia, poemas e fatos . [online] Enciclopédia Britânica. Disponível em: britannica.com [acessado em 10 de maio de 2019].
  9. Lawrence, K. (2015). Homer entre história e ficção na literatura grega imperial . Cambridge: Cambridge University Press.
  10. Enciclopédia Britânica. (2019). Homerídeos | clã histórico . [online] Disponível em: britannica.com [Acessado em 10 de maio de 2019].
  11. Homer (1981). A odisséia. Com uma introdução de Alberto Bernabé . Madri: Editorial Edaf.
  12. Graziosi, B. (2007). Inventando Homer . Cambridge: Cambridge University Press.
  13. Schmidt, M. (2004). Os primeiros poetas : Vidas dos poetas gregos antigos .

Comentários