BIOLOGIA E SISTEMÁTICA DE CORDADOS

 


1) Diversos fósseis já foram encontrados comprovando a relação entre os organismos e, muitos outros ainda necessitam ser “achados” para se entender completamente a transição entre determinados grupos. Comente sobre a transição dos organismos da água para a terra, as principais dificuldades encontradas por eles e, exemplos de organismos ou grupos que evidenciem esta evolução (2,5)

 2)Qual “organismo” (espécie, espécime) foi importante para explicar a transição “peixes” e Tetrapoda? Exemplifique, dê as características e comente sobre a importância destas estruturas no entendimento da evolução da água para a terra (2,0)

 3)Construa um cladograma com os seguintes “espécimes”: anfioxo, sardinha, tubarão, ascídia, pirarucu, pirambóia, quimera, TiktaalikBalanoglosssusAcantostega, mosca, lampréia, raia, peixe-bruxa, celacanto, estrela-do-mar,Ictiostega e Placoderme constando as principais características que o agrupam ou separam e, os nomes dos clados. (3,5).

 4)Os tubarões continuam dominando os oceanos até os tempos atuais, mesmo com a pesca predatória intensa nas últimas décadas. Quais fatores podem ter promovido o sucesso deste grupo e também dos peixes ósseos e, de que modo eles auxiliaram neste processo (2,0).


Comentários


  1. Aula de Amniota e SynapsidaURL
    Primeira aula de MammaliaURL
    Segunda aula de Mammalia...

    ResponderExcluir

Postar um comentário